Angiologia

1 1 1 1 1 Votos

É a especialidade médica que trata das doenças que acometem vasos sanguíneos e vasos linfáticos. Com ela nós podemos eliminar as varizes que são veias localizadas abaixo da pele das pernas, que se tornaram dilatadas e retorcidas. Elas são muito comuns e não causam problemas na maioria das pessoas.

Como surgem as varizes?

Existem dois conjuntos principais de veias nas pernas, as veias profundas e as veias superficiais. Todas essas veias contém válvulas de sentido único para garantir que o sangue flua de volta para o coração.

Falhas nestas válvulas impedem o retorno do sangue, fazendo com que ele flua no sentido contrário ao coração, resultando numa sobrecarga de pressão quando ficamos de pé. Esse excesso de pressão leva à dilatação das veias, e dessa maneira elas não se fecham apropriadamente. O sangue, então, flui de volta para as pernas, por essas veias, e ocorre o surgimento das varizes.

Quais são as Causas das varizes?

Fatores hormonais como puberdade, gravidez, menopausa, uso de pílulas anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Quais são os sintomas?

Além do constrangimento estético, os sintomas mais comuns de varizes são dores, desconforto, e peso nas pernas. Algumas vezes o tornozelo pode vir a inchar.

Tratamentos disponíveis

  • Escleroterapia
  • Crioescleroterapia
  • Terapia de Laser Endovenoso
  • Ablação por Radiofrequência
  • Cirurgia

Tags: varizes, escleroterapia, angiologia

Indicar a um amigo